Como a bilirrubina vai para o sangue?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A maior parte da bilirrubina é eliminada nas fezes, mas uma pequena parte é eliminada na urina. Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele.

A bilirrubina conjugada é transportada como complexo lipídico-micelar até o duodeno através do ducto biliar principal, sendo desconjugada e reduzida no cólon por ação das glicuronidases bacterianas, formando os urobilinogênios (Figura 1).

A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema retículo-endotelial (mononuclear-fagocitário), especialmente no baço. A bilirrubina restante provém da degradação da mioglobina, dos citocromos e de eritrócitos imaturos na medula óssea.

O aumento da bilirrubina direta é indicativo de problemas hepáticos ou obstrução biliar. Algumas das causas de disfunção hepática são: Hepatites virais agudas ou crônicas. Hepatite alcoólica, resultante do consumo excessivo de álcool.

Depois da conjugação, a bilirrubina direta é excretada nas vias biliares, sendo armazenada na vesícula biliar. Com a alimentação, a bile é secretada no duodeno e, por ser polar, a bilirrubina conjugada não é absorvida, sofrendo hidrolise pela ação de enzimas bacterianas, transformando-se em urobilinogênio.

Bilirrubina é um pigmento amarelado produzido quando os glóbulos vermelhos se desmancham, em um processo natural do organismo, ocorrendo depois disso uma etapa importante de metabolização no fígado.

É encontrada na bile, um fluido gerado no fígado. A bilirrubina é armazenada na vesícula biliar e está envolvida na digestão dos alimentos.

Em geral, a bilirrubina livre continua penetrando nas células hepáticas e sofre conjugação de modo habitual. A seguir, esta bilirrubina conjugada retorna ao sangue, provavelmente devido à ruptura dos canalículos biliares congestionados, desaguando a bile diretamente na linfa que deixa o fígado.

Os sais biliares ajudam na digestão facilitando a absorção do colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis pelo intestino. A bilirrubina é o principal pigmento da bile. A bilirrubina é um resíduo originado da hemoglobina (a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) e é excretado na bile.

Dessa forma, a icterícia é classificada em icterícia pré-hepática, hepática e pós-hepática, e diversas condições estão associadas a manifestação e ao aparecimento destes tipos (1,2,5).

, os altos níveis de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) podem provocar uma forma de lesão cerebral denominada querníctero. Além disso, muitos distúrbios que provocam icterícia, particularmente doenças hepáticas graves, provocam outros sintomas ou problemas sérios.