Quando a azia ataca?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Normalmente, a azia é causada por refluxo de ácido gástrico e alguns fatores de risco, como hérnia de hiato e oscilações hormonais na gravidez. Além disso, a azia pode ser provocada por má alimentação, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos.

A manifestação mais comum da azia é a sensação de queimação na região superior do abdome ou no peito, que pode durar de alguns minutos a horas. Mas você também pode observar as seguintes situações: Dor quando você dobra o corpo ou deita.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

A azia é uma queimação advinda de um refluxo ácido, que ocorre por conta de um mau funcionamento do esfíncter esofágico, que deixa de controlar o suco gástrico, permitindo que ele chegue ao esôfago. A má digestão, por sua vez, é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago.

Omeprazol para aliviar dores agudas do estômago
O omeprazol funciona se os sintomas de queimação ou azia forem persistentes ou muito frequentes, como, por exemplo, 3 ou mais episódios por semana. Nestes casos, o uso do omeprazol por vários dias está indicado.

Sintomas de refluxo

  1. Pirose ou azia: Sensação de queimação na região central do peito, que pode irradiar da parte superior do estômago até o pescoço;
  2. Regurgitação: Sensação de conteúdo gástrico refluído para boca.

Se o refluxo se torna frequente, esse ácido acaba danificando as paredes do esôfago, podendo causar incômodo constante e até úlcera esofágica. Quem está mais propenso a sofrer com azia? Pessoas obesas, tabagistas, mulher grávidas e pessoas que fazem uso contínuo de certos medicamentos.

Confusão entre azia e infarto
Sua principal característica é uma dor em queimação que acontece atrás do esterno, o osso do tórax, na mesma localização do coração. Entretanto, é um sintoma com características mais duradouras e menos intensas do que uma dor que possamos diagnosticar como de origem cardíaca”, diferencia.