Qual a diferença entre azia e enjoo?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

A azia é uma queimação advinda de um refluxo ácido, que ocorre por conta de um mau funcionamento do esfíncter esofágico, que deixa de controlar o suco gástrico, permitindo que ele chegue ao esôfago. A má digestão, por sua vez, é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago.

Normalmente, náuseas e enjoos duram até o começo do segundo trimestre. Já a azia e os refluxos são mais comuns ao longo da gestação, principalmente após as refeições. Além da ausência da menstruação, esse mal-estar forte que acomete as grávidas já se tornou um indicador de uma possível gravidez.

A sensação de enjoo constante é uma das principais características da doença de refluxo gastroesofágico, junto da sensação de azia e queimação. Essa condição se dá, quando o conteúdo estomacal é regurgitado pelo esôfago, provocando inflamações na região.

O que é enjoo? Enjoo é a sensação desconfortável de que você vai vomitar a qualquer momento, podendo chegar a vomitar ou não. Além dessa sensação de vômito, há também um desconforto estomacal, que pode ser acompanhado também de outros sintomas secundários, como tontura e mal-estar.

A azia é caracterizada pela sensação de queimação, dor (que pode ser leve ou muito forte) na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. Normalmente, é sintoma de refluxo gastroesofágico (DRGE), uma doença do esôfago. O desconforto na região costuma aparecer logo após as refeições.

Então podemos concluir que sintomas como azia são sim sintomas de gravidez, desde que acompanhados de alguns outros e também não devem ser 100% levados em consideração. Caso apareça um dia ou outro, você pode estar sofrendo de refluxo e acabar confundindo com uma gravidez.

Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral. O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.

As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

Também pode haver a sensação de enjoo ou de estômago muito cheio, a demora na digestão e arrotos frequentes, região do estômago inchada e dolorida, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.

dor ou queimação na parte alta do abdome; perda de sangue gástrica ou intestinal; náuseas ou vômitos intensos.

Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja. Alimentos mais secos, como biscoitos, torradas, bolachas e pães ajudam a combater o aumento da produção da saliva que ocorre durante a náusea.

A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Como mencionado anteriormente, a azia é uma sensação de queimação que sobe do estômago ao esôfago, trazendo o desconforto até a garganta. Esse problema ocorre quando o ácido estomacal, produzido durante o processo digestivo, consegue atravessar o esfíncter esofágico.

Então como aliviar a azia? 1 – A princípio, é recomendado evitar se deitar por pelo menos duas horas depois de comer. 2 – Evite alimentos gordurosos, chocolate e frutas cítricas também podem colaborar para a azia. 3 – Medicamentos antiácidos podem aliviar os sintomas imediatamente.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Possíveis Interpretações: Desejos de Maternidade
Quando você sonha que está grávida, pode ser um sinal de que você tem desejos de maternidade. Esse tipo de sonho pode refletir o seu desejo inconsciente de ser mãe ou de ter um bebê. É importante considerar o contexto da sua vida atual ao interpretar esse sonho.