Quanto tempo de jejum para fazer o exame de bilirrubina?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

4 horas

Instruções de Preparo: Jejum aconselhável de 4 horas. Medicamentos à base de anfotericina b, levodopa, nitrofurantoína e piroxicam devem ser suspensos, a critério médico. Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados.

Para esse exame, não é necessário nenhum preparo especial. Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.

A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

A prova de função hepática é um conjunto de exames laboratoriais realizados para avaliar o funcionamento do fígado e das vesículas biliares. Ela é feita a partir da coleta de sangue e não exige jejum.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

BTF – Bilirrubina Total e Frações - R$9,00 - Labi Exames.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas. A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina.

Ela está relacionada ao processo digestivo e grande parte é eliminada na urina e nas fezes. Mas, a quantidade de bilirrubina no sangue pode aumentar, sinalizando quadros como anemia hemolítica autoimune, hepatite, cálculos nas vias biliares, algumas neoplasias, além do uso de anti-inflamatórios e antibióticos.

, os altos níveis de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) podem provocar uma forma de lesão cerebral denominada querníctero. Além disso, muitos distúrbios que provocam icterícia, particularmente doenças hepáticas graves, provocam outros sintomas ou problemas sérios.

Se o aumento da bilirrubina é devido principalmente à parte conjugada (direta), significa que o processo de conjugação ocorreu. Então deve ser algum problema prevenindo a secreção de bilirrubina na bile, como por exemplo hepatite e obstrução biliar, e com isso a bilirrubina acumula-se no sangue.