Saúde

Como curar o falso estrabismo

O falso estrabismo não precisa de tratamento. Isso porque, a condição não interfere no desenvolvimento da visão.

... Ler mais

Quem tem estrabismo tem direito de se aposentar

Para que o estrabismo seja considerado incapacitante para o trabalho e elegível ao benefício BPC-LOAS, é necessário um diagnóstico médico completo, que inclua exames oftalmológicos específicos.

... Ler mais

Qual é a lente que corrige o estrabismo

Utilização de lentes de prisma: Estas são lentes especiais que podem ser usadas para corrigir os olhos tortos. Uma lente prismática tem uma estrutura mais grossa e uma estrutura mais fina e, dependendo da direção em que deve ser colocada, a estrutura mais grossa pode ficar no exterior ou no interior.

... Ler mais

Por que eu fico vesgo nas fotos

Quando você olha um objeto na vida real, seu cérebro corrige e compensa a iluminação automaticamente. Já quando você olha uma foto tirada sem condições ideias de iluminação, você enxerga a imagem sem a ajudinha automática do seu cérebro, e os tons de pele ficam “estranhos”.

... Ler mais

O que fazer para o estrabismo não voltar

Sim, o estrabismo pode ser tratado em qualquer adulto. Entre seus tratamentos estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).

... Ler mais

Como um Vesgo enxerga imagem

A visão de uma pessoa com estrabismo é variável, desde de pessoas que enxergam bem com os dois olhos separadamente, até aquelas que não enxergam com o olho que desvia. Nos desvios intermitentes, ou seja, que não aparecem o tempo todo, a pessoa pode até mesmo enxergar normal, com os dois olhos em conjunto.

... Ler mais

O que é Espiroquetose intestinal

Introdução: A espiroquetose intestinal é uma entidade clínica na qual a mucosa colônica é infectada por espiroquetas do gênero Brachyspira, que quando sintomática leva a um quadro caracterizado por diarréia aquosa, hematoquezia, perda ponderal e dor abdominal.

... Ler mais

Qual exame detecta a doença do carrapato em humanos

Exame de Imunohistoquímica: detecta a bactéria em amostras de tecidos obtidas a partir de biópsia de lesões de pele. Técnicas de biologia molecular − reação em cadeia da polimerase (PCR): realizada a partir de amostras de sangue, tecido de biópsia. Detecta o material genético da bactéria.

... Ler mais

Quanto tempo leva para aparecer os sintomas da leptospirose

O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

... Ler mais

Qual é a infecção mais grave

A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil. Entenda como essa doença se desenvolve e quais as formas de prevenção e diagnóstico.

... Ler mais

Qual exame detecta infecção bacteriana

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

... Ler mais

Quanto tempo dura uma infecção bacteriana

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

... Ler mais

Quais são os sintomas de uma bactéria

Doenças causadas por bactérias: sintomas tratamento e prevenção

  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
... Ler mais

Quais são os sintomas de bactéria no sangue

Alguns pacientes são assintomáticos ou têm somente febre baixa. O desenvolvimento de sintomas como taquicardia, calafrios, febre persistente, alteração no sensório, hipotensão e sintomas gastrintestinal (dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia) sugere sepsia ou choque séptico.

... Ler mais

Quem é o pai da epidemiologia

John Snow

No entanto, a maior parte dos pesquisadores aponta o médico britânico John Snow como o pai da Epidemiologia.

... Ler mais

Quais são os cinco níveis de prevenção

A posição mais abrangente reconhece cinco níveis: primordial, primária, secundária, terciária e quaternária.

... Ler mais

O que é cadeia epidemiológica de uma doença

Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.

... Ler mais

Como a doença pode ser classificada

As doenças podem ser classificadas de acordo com a disseminação, seja bacteriana, viral, fúngica, ou causadas por demais agentes que se instalam e ocasionam distúrbios na homeostase (equilíbrio orgânico) de um hospedeiro.

... Ler mais

Quais são as fontes de infecção

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.

... Ler mais

Quem faz a investigação epidemiológica

No Brasil, a responsabilidade pela execução das ações de saúde é das Secretarias Municipais de Saúde (SMS); e, de forma geral, frente às situações epidemiológicas atípicas que ultrapassem a capacidade de resposta do município, cabe às Secretarias Estaduais de Saúde (SES) identificar as situações em que há necessidade ...

... Ler mais