Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, estou, consisto, pertenço.
... Ler maisPortuguês
Como surgiu a variação linguística no Brasil
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram por aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.
... Ler maisQual a origem da linguística
A linguística começou a existir na Europa no início do século XIX sob um aspecto de um estudo histórico, A lingüística não teria evoluído sem as experiências da pré-linguística e da paralinguística na Antiguidade, na Idade Média e nos Tempos Modernos antes do século XIX.
... Ler maisO que é preconceito linguístico resposta
O preconceito linguístico resulta da comparação indevida entre o modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e nos dicionários e os modos de falar reais das pessoas que vivem na sociedade, modos de falar que são muitos e bem diferentes entre si.
... Ler maisQual o significado da linguagem regional
A linguagem regional (também chamada de regionalismos) é caracterizada por apresentar palavreado típico de uma certa região, comunidade ou povo. Essas variações linguísticas podem ser chamadas de dialetos regionais.
... Ler maisO que é a variação histórica
As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.
... Ler maisO que estudar em variação linguística
As variações linguísticas podem retratar modos de vida, hábitos e experiências de grupos de falantes da língua portuguesa, ao longo de sua história, constituindo importante objeto de estudo e observação.
... Ler maisComo trabalhar variações linguísticas no ensino fundamental
Convide a família a pesquisar sobre os tipos de preconceito linguístico. Instigue os alunos a observarem a fala de seus avós e pais, de forma a perceber como o falar varia de pessoa para pessoa e em contextos diferentes, deixando evidente o caráter orgânico e heterogêneo da língua.
... Ler maisO que é variação cultural
Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.
... Ler maisO que é variação cultural exemplos
Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.
... Ler maisO que é variação formal e informal
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
... Ler maisComo se faz uma crônica argumentativa
Estrutura de uma crônica argumentativa
- Abusar dos argumentos e de uma narrativa persuasiva.
- Usar uma apresentação direta e sem português rebuscado.
- Um texto não muito longo.
- Textos que possuem um tema envolvendo algo do cotidiano.
- Uma opinião crítica, contendo ironia e humor na medida certa.
Por que a crônica pode ser considerado um texto literário
Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço.
... Ler maisQual a diferença entre fábula é crônica
Fábula é uma história com seres encantados (bichos falantes, objetos falantes, varihas mágicas e afins) e que tem uma "moral da história". Ela tem algumas páginas. A crônica é uma história curta sobre casos citidianos.
... Ler maisComo se começa um texto
Confira as opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Pode usar primeira pessoa na crônica
As crônicas narrativas envolvem os mais diversos tipos de narrador (foco narrativo) e, portanto, podem ser narradas em primeira ou terceira pessoa.
... Ler maisComo se terminar uma crônica
Para finalizar uma crônica, devemos primeiramente obter uma síntese do que já foi contado na narração e então, fazer algum tipo de reflexão ou questionamento para os leitores.
... Ler maisPor que a crônica substituiu esse nome por essas palavras
c) Por que a cronista substituiu esse nome por essas palavras? A substituição foi feita para não usar esse nome demasiadamente, e o texto não ficar repetitivo.
... Ler maisO que aprendemos em 2 crônicas
Crônicas equipa a igreja para perseverar como peregrinos. Imagine o público original. Enquanto estavam sob o domínio persa, haviam voltado recentemente do exílio apenas para experimentar um templo empalidecido em comparação com o original.
... Ler maisQual a crônica mais conhecida
8 crônicas famosas comentadas
- Ciao - Carlos Drummond de Andrade. ...
- Cafezinho – Rubem Braga. ...
- Insônia infeliz e feliz - Clarice Lispector. ...
- O fim do mundo - Cecília Meireles. ...
- País rico - Lima Barreto. ...
- O Homem Trocado - Luis Fernando Veríssimo. ...
- Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros. ...
- Notícia de jornal - Fernando Sabino.