Qual a origem da linguística?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A linguística começou a existir na Europa no início do século XIX sob um aspecto de um estudo histórico, A lingüística não teria evoluído sem as experiências da pré-linguística e da paralinguística na Antiguidade, na Idade Média e nos Tempos Modernos antes do século XIX.

A linguística como ciência surgiu no início do século XIX com o método histórico-comparativista.

Ferdinand de Saussure

Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi um importante linguista suíço, estudioso das línguas indo-europeias, foi considerado o fundador da linguística como ciência moderna.

O conceito de linguística (do francês linguistique) refere-se àquilo que pertence ou que é relativo à linguagem. A palavra também permite fazer alusão à ciência cujo objecto de estudo seja a língua. Desta forma, a linguística, enquanto ciência, dedica-se à análise da natureza e às leis que regem a linguagem.

A Linguística Aplicada (LA) nasceu há mais ou menos 60 anos, como uma disciplina voltada para o ensino de línguas estrangeiras. O primeiro curso de LA ocorreu na Universidade de Michigan, em 1946, ministrado por Charles Fries e Robert Lado.

A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.

Podemos dividir a história da linguística textual em três grandes fases, que são: 1. análise transfrástica; 2. gramáticas textuais; 3. teoria ou linguística dos textos.

Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.

Saussure (2006), considerado o pai da Linguística Moderna, ao eleger como objeto de estudo a língua enquanto sistema, estabeleceu uma das dicotomias que demarcam a linguística em: Sincrônica (...)

Principais Pensadores. Ferdinand de Saussure (1857-1913): linguista suíço e fundador da linguística moderna. Seus estudos foram fundamentais para a autonomia da área. Noam Chomsky (1928-): linguista e filósofo estadunidense considerado o “pai da linguística moderna”.

Morfologia (formação, classificação, estrutura e flexões das palavras); Sintaxe (relação das palavras com outras orações); Semântica (significação das palavras); Estilística (recursos para tornar a escrita mais elegante ou expressivo, constituído principalmente pelas Figuras de Linguagem e os Vícios de Linguagem).

fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.

A estrutura linguística é formada pela: coesão; coerência; tipologia textual.

Resumo: A Linguística Textual inicia-se no Brasil na década de 80 do século XX. O primeiro trabalho de que se tem notícia é de 1981 , de autoria do Prof. Ignácio Antônio Neiss, intitulado Por uma gramática textual, ao qual se seguiram dois outros, em 1983: Linguística textual: o que é e como se faz, do Prof.