O que é preconceito linguístico resposta?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

O preconceito linguístico resulta da comparação indevida entre o modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e nos dicionários e os modos de falar reais das pessoas que vivem na sociedade, modos de falar que são muitos e bem diferentes entre si.

O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)

Na gramática, quando há erros na escrita, fala ou concordância das palavras, é quando o preconceito linguístico mais aparece. “Menas”, “as casa”, “firmadeira”, “a gente vamos”, “fez mal para eu”, “truce” entre outros, são exemplos de comunicação diferente do estabelecido conforme a norma culta.

Ser excluído socialmente porque fala um dialeto diferente ou com sotaque diferente; Prejuízos à autoestima, já que a pessoa começa a acreditar que ela é errada; Dificuldade de conseguir um emprego, especialmente se requerer comunicação formal.

O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma.

Exemplos de preconceito linguístico

  • Rir de alguém pelo sotaque.
  • Considerar o português falado em Portugal mais correto que do Brasil.
  • Debochar de gírias antigas.
  • Corrigir a pronúncia “errada”.
  • Julgar linguagem antiga como mais correta.
  • Discriminar a linguagem abreviada utilizada na internet.

O preconceito linguístico no Brasil é algo muito notório, visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos. Isso ocorre sobretudo entre as regiões do país, por exemplo, um sulista que considera sua maneira de falar superior aos que vivem no norte do país.

Preconceito linguístico é a discriminação entre os falantes de um mesmo idioma. Ocorre quando há desrespeito pelas diferentes formas de expressão de uma língua, escrita ou falada, chamadas variações linguísticas. Variações linguísticas são os sotaques, regionalismos, dialetos, gírias e outras diferenças de fala.

5 atitudes para combater o preconceito

  1. 1 – Amplie o seu conhecimento.
  2. 2- Visite lugares que realizam trabalhos com pessoas com deficiências.
  3. 3- Não julgue… Ajude!
  4. 4- Conscientize seus familiares e amigos.
  5. 5- Exerça a sua cidadania.

De acordo com a Lei 7.716 o preconceito linguístico denominado de discriminação e procedência nacional, são definidos como crimes. Conforme os artigos: Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.