Português

Como fazer um resumo de um artigo

O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.

... Ler mais

Qual a diferença entre redação e artigo de opinião

O texto dissertativo é mais objetivo e impessoal enquanto o artigo de opinião é subjetivo e pessoal, podendo empregar termos articuladores: na minha opinião, eu penso, conforme suponho. O dissertativo-argumentativo é restrito, em geral, a 20 ou 30 linhas, enquanto o artigo pode ser mais extenso ou não.

... Ler mais

Qual é a diferença entre argumento é opinião

Uma opinião (exceto a tal 'opinião bem fundamentada', que muitas vezes é, na verdade, um argumento) é apenas uma escolha arbitrária de ideias fundamentados nas preferências individuais de alguém. Já os argumentos surgem da análise, reflexão crítica, raciocínio lógico e informação a respeito do assunto.

... Ler mais

Qual são os tipos de artigo

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

... Ler mais

Quais são os textos argumentativos

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

... Ler mais

Qual é o contrário de literal

1 figuradamente, figurativamente, simbolicamente, conotativamente, metaforicamente, alegoricamente, emblematicamente, tropologicamente, representativamente, implicitamente, subentendidamente, indiretamente, tacitamente.

... Ler mais

Qual o significado da palavra literal na Bíblia

Literalismo bíblico é a aderência ao sentido literal e explícito da Bíblia. Na sua forma mais pura tal crença seria negar a existência de alegorias, parábolas e metáforas na Bíblia.

... Ler mais

Como se chama palavras sem sentido

Também chamadas de anacíclicas, elas devem ser lidas considerando-se apenas as letras.

... Ler mais

Quantos fonemas tem o nome táxi

Quando falamos a palavra táxi, temos 4 letras: T - A - X - I. Contudo, ao pronunciarmos a palavra táxi, temos 5 fonemas, 5 sons: T - A - C - S - I.

... Ler mais

Qual é o gênero feminino de pai

Substantivo

SingularPlural
Masculinopaipais
Femininomãemães
... Ler mais

Qual a diferença entre regência é complemento

Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. O complemento, chamado de complemento nominal, completa o significado do nome, que teria o seu sentido incompleto sem esse complemento.

... Ler mais

Qual é a regência do verbo agradar

No sentido de contentar, satisfazer, use a regência indireta (com preposição a). O relatório deverá agradar aos integrantes da comissão, afirmou o relator. A possibilidade de mais recursos agrada os advogados de defesa, até porque o processo pode demorar mais.

... Ler mais

O que é um verbo transitivo indireto

Os verbos transitivos diretos-indiretos são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." objeto direto: roupa e comida objeto indireto: aos pobres "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

... Ler mais

Qual a regência do verbo acreditar

– Crer: No sentido de acreditar, tomar por verdadeiro, ter por certo, ter confiança em algo ou em alguém regerá a preposição em se seu complemento for substantivo ou pronome e não a regerá se o complemento for uma oração.

... Ler mais

Como saber se o verbo precisa de preposição

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

... Ler mais

Como identificar regência verbal e nominal

A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

... Ler mais

Como trabalhar regência verbal em sala de aula

Para iniciar o estudo de regência, é importante que os alunos percebam a sua função na língua. Desse modo, é interessante apresentar, inicialmente, casos em que a regência transforme o sentido do verbo, evidenciando a necessidade de se atentar às regras para compreender determinadas sentenças.

... Ler mais

Qual a regência do verbo acabar

verbo transitivo direto Chegar ao fim; finalizar: o atleta acabou a prova em primeiro. Estar no fim: no latim o verbo acaba a frase. verbo transitivo indireto Ser a conclusão de; concluir: esta discussão vai acabar em problema.

... Ler mais

Quando o que não é pronome relativo

O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

... Ler mais

Qual é o pronome de este

Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto. No tempo: Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado.

... Ler mais