Qual a diferença entre regência é complemento?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. O complemento, chamado de complemento nominal, completa o significado do nome, que teria o seu sentido incompleto sem esse complemento.

Na regência verbal há um termo regente que estabelece uma relação com um termo regido. O termo regente é sempre o verbo e o termo regido é o complemento verbal. Quando o termo regido é um objeto direto, a regência verbal é estabelecida através de uma preposição.

Regência é a relação de complementação entre termos de uma oração. Ou seja, ela é o que proporciona uma relação entre as palavras de uma frase, uma vez que todas as palavras são interdependentes, dando sentido àquela mensagem. Existem dois tipos de regência: nominal e verbal.

Regência verbal estabelece relação de subordinação entre um verbo e outro termo. A regência verbal indica o uso ou não de preposições e o significado dos verbos. A regência verbal pressupõe a relação de subordinação entre verbos e nomes.

Regência de alguns nomes

  1. Substantivos. ADMIRAÇÃO – a, por. AVERSÃO – a, para, por. ATENTADO – a, contra. BACHAREL – em. CAPACIDADE – de, para. ...
  2. Adjetivos. ACOSTUMADO – a, com. AFÁVEL – com, para com. ALHEIO - a, de. ANSIOSO – de, para, por. APTO – a, para. ...
  3. Advérbios. LONGE - de. PERTO - de. Por Vânia Duarte. Graduada em Letras.

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. O complemento, chamado de complemento nominal, completa o significado do nome, que teria o seu sentido incompleto sem esse complemento.

A Fase de Regência é a última fase do estágio supervisionado, na qual o estagiário ministra 8 aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio. Para Krasilchik (2005) o estágio de regência é aquele em que o estagiário tem a responsabilidade da condução da aula.

Dessa maneira, podemos dizer que o verbo lembrar é transitivo indireto. Além disso, o verbo lembrar também pode ser transitivo direto e indireto ao mesmo tempo. Observe o exemplo: Preciso lembrar Marina de comprar as passagens.

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."