Qual a regência do verbo acreditar?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

– Crer: No sentido de acreditar, tomar por verdadeiro, ter por certo, ter confiança em algo ou em alguém regerá a preposição em se seu complemento for substantivo ou pronome e não a regerá se o complemento for uma oração.

A regência verbal é a relação de dependência entre um verbo (o termo regente) e seus complementos (o termo regido, ou seja, subordinado ao verbo). Geralmente, os complementos são ligados ao verbo por meio de preposição.

acreditar (verbo) -

Na letra D, o sujeito do verbo acreditar é oracional, por isso ele tem que ficar no singular: Acredita-se que 25% da população frequentem ambientes culturais...

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

verbo pronominal
Origem etimológica:a- + crédito + -ar.

1 crê, aceita, confia, admite, fia-se, conta. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Acha: 2 acha, pensa, considera, julga, supõe, espera, presume, pressupõe, imagina, entende, cuida, calcula, conjectura, reputa, sente.

Indicativo

  1. Presente. euprovo-o. tuprova-lo. eleprova-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euprovava-o. tuprovava-lo. eleprovava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euprovei-o. tuprovaste-o. eleprovou-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euprovara-o. tuprovara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euprová-lo-ei. tuprová-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euprová-lo-ia. tuprová-lo-ias.

Indicativo:

  1. Presente: creio, crês, crê, cremos, credes, creem.
  2. Pretérito perfeito: cri, creste, creu, cremos, crestes, creram.

Indicativo

  1. Presente. eupossuo-o. tupossui-lo. elepossui-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupossuía-o. tupossuía-lo. elepossuía-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupossuí-o. tupossuíste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupossuíra-o. tupossuíra-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eupossuí-lo-ei. tupossuí-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eupossuí-lo-ia. tupossuí-lo-ias.

acreditar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.