Qual a regência do verbo acabar?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

verbo transitivo direto Chegar ao fim; finalizar: o atleta acabou a prova em primeiro. Estar no fim: no latim o verbo acaba a frase. verbo transitivo indireto Ser a conclusão de; concluir: esta discussão vai acabar em problema.

A regência verbal é a relação de dependência entre um verbo (o termo regente) e seus complementos (o termo regido, ou seja, subordinado ao verbo). Geralmente, os complementos são ligados ao verbo por meio de preposição.

Obrigado. A regência do verbo começar pode ser, segundo o Dicionário dos Verbos Portugueses, da Porto Editora: «Começar a: começar a florir; começar com: começou com as suas conversas; começar por: começar pelo princípio.»

O verbo acabar tem vários significados. Um dos significados é justamente indicar processo recém-concluído. Então é perfeitamente possível dizer que 'o filme acaba de começar', 'o filme acaba de terminar'.

Regência verbal: veja como identificar
Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

o filhinho. b) No sentido de contentar, satisfazer o empregamos como transitivo indireto (exige-se objeto indireto com a preposição a).

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

  1. Presente (Subjuntivo) eu. acabe. tu. acabes. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. acabasse. acabasses. acabasse. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. acabar. acabares. acabar. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver acabado. tiveres acabado. tiver acabado. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse acabado. tivesses acabado.

Acaba vem do verbo acabar. O mesmo que: termina, conclui, perfaze, perfaz, mata, destrói, finaliza, fracassa, arruína.

O emprego de acabar com a preposição com a reger uma expressão nominal («acabar com alguém/alguma coisa») adquire uma conotação mais drástica, sugerindo que a ação assim referida tem intenção agressiva ou está revestida de certo espírito de confrontação, sendo por isso o verbo interpretado como «abolir», «destruir, ...

É correto dizer 'dia primeiro', mas é incorreto dizer 'dia um'? Professor Pasquale esclarece que as duas opções são possíveis. Porém, ele lembra que a expressão 'dia primeiro' é muito mais usada, tanto na língua oral quanto na escrita.