Como diferenciar predicativo do sujeito é complemento nominal?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto.

Predicativo do sujeito é o termo que atribui uma característica ao sujeito através de um verbo de ligação. Exemplos: A vista é linda! Eles parecem felizes.

O complemento nominal é um dos termos integrantes da oração. Sua função é acrescentar informação aos substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios, completando seu sentido. O complemento nominal é o termo integrante da oração que completa o sentido de substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

O predicativo do sujeito é o elemento da frase que tem a função de dar ao sujeito uma qualidade ou uma característica específica. Isso é feito através da conexão entre o sujeito e um verbo de ligação.

Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome. O predicativo do sujeito é diferente do predicativo do objeto, pois este caracteriza o complemento verbal, e não o sujeito da oração.

Predicativo do sujeito e verbos de ligação
O predicativo do sujeito aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação. Os verbos de ligação, também chamados de verbos não nocionais ou copulativos, ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado.

Complemento nominal e complemento verbal
Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)

São duas as principais características do complemento nominal: - sempre seguem um nome, em geral abstrato; - ligam-se ao nome por meio de preposição, sempre obrigatória. Os complementos nominais podem ser formados por substantivo, pronome, numeral ou oração subordinada completiva nominal.

A função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo (porque é um complemento verbal). A função do complemento nominal, por sua vez, é completar o sentido um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

O predicativo do sujeito e os verbos de ligação
Não indicam uma ação, apenas um estado, que pode ser permanente, transitório, aparente, contínuo,… Os principais verbos de ligação são ser, estar, parecer, andar, ficar, continuar, permanecer e tornar-se: Ela é feliz.