Onde há predicado verbal?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Caminhei com a minha mãe ontem. Maria comprou muitas roupas naquela loja. João e Maria estão brincando no balanço.

Predicado é tudo que não é sujeito na oração, ou seja, o próprio verbo está dentro do predicado. O predicado verbal acontece quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.

Verbos transitivos e intransitivos formam predicados verbais, que têm como núcleo um verbo significativo.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração. Ex: Ela entrou em casa apressada.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.

O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito e, de acordo com o seu núcleo, pode ser de diferentes tipos.

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).