Quais são os limites entre a paráfrase o intertexto e o plágio?

Perguntado por: ecalixto2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Uma paráfrase tem que ser referenciada; caso contrário, ela será um caso de plágio tanto quanto uma cópia palavra por palavra sem referência à fonte. Dizer algo com suas próprias palavras não torna seu esse algo.

Produção intertextual da paráfrase: o texto não apresenta citações. Não há marcas de intertextualidade. Marcas do plágio no texto: há a ocorrência evidente de discurso de um terceiro, a qual não contém indicações de autoria (l. 1 – 7).

Enquanto a intertextualidade é a relação existente entre os textos, a interdiscursividade é o diálogo entre discursos, contextos e ideologias.

Isso ocorre porque esses programas são programados para agir de uma determinada forma: ao analisarem o seu material e detectarem que mais de três palavras se encontram presentes em um mesmo trecho de um texto já publicado na web, o seu texto é acusado de plágio.

Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

Em outras palavras, enquanto o plágio é a cópia literal de um trabalho sem dar crédito ao autor original, a paráfrase é a reformulação de um trecho de um texto original para que ele se adapte ao seu próprio trabalho, mas sempre dando crédito ao autor original.

O plágio é um tipo de intertextualidade implícita, de caráter doloso, em que o autor do texto dissimula a autoria pelo ocultamento do texto alheio. Para que haja plágio é preciso que haja intertextualidade das semelhanças, intertextualidade de forma e de conteúdo.

A paráfrase é um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto. Nele, há uma troca de palavras em relação ao texto referenciado, mas o conteúdo principal do original permanece.

Os 8 tipos de intertextualidade

  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
  • Citação. ...
  • Epígrafe. ...
  • Paráfrase. ...
  • Paródia. ...
  • Pastiche. ...
  • Tradução.