Onde está na Bíblia a parábola?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Parábolas encontradas em dois Evangelhos: Os dois fundamentos (Mateus 7:24-29; Lucas 6:47-49). O filho que pede ao pai (Mateus 7:9-11; Lucas 11:11-13). Porta larga e estreita (Mateus 7:13,14; Lucas 13:23-30).

Capítulo 19: 'E De Muitas Coisas Lhes Falou por Parábolas'

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores.

Conforme ofereci durante o Debate no Vejam Só, segue a relação com todas as 41 PARÁBOLAS da bíblia sagrada, sendo 2 parábolas no Antigo Testamento e 39 no Novo Testamento, e mais a famosa e polêmica história contada por Jesus, sobre “Rico e Lázaro”..

Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

O Evangelho de Lucas

O Evangelho de Lucas contém vinte e nove das quarenta parábolas atribuídas a Jesus nos Evangelhos.

3.1 Uma parábola
Normalmente esse tão conhecido capítulo da Bíblia é quebrado por escritores e pregadores, que tratam dele como sendo possuidor de três parábolas preciosas e distintas: a da Ovelha Perdida (1-7), a da Dracma Perdida (8-10) e a do Filho Perdido (11-32).

Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).

Parábolas. Mateus 13 consiste basicamente de sete parábolas e seis delas se iniciam com a frase "O reino dos céus é semelhante..." (a exceção é a Parábola do Semeador).