Quais são as 4 fases da leitura?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 20 votos

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Trata-se de um processo que se desenvolve em quatro fases.

  1. Antes de ler. Sempre que se começa a ler um texto deve-se ter clareza de algumas ideias. ...
  2. A pré-leitura. ...
  3. A leitura. ...
  4. A compreensão da leitura. ...
  5. Depois de ler.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

As ordens de leitura especificam a direção dos caracteres em strings de texto e números.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

Os quatro níveis de leitura são:

  1. Leitura elementar;
  2. Leitura inspecional;
  3. Leitura analítica;
  4. Leitura sintópica.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Dessa forma, esses três elementos: leitura, compreensão e interpretação, devem estar interligados para que o processo de leitura seja concretizado de forma efetiva.