O que é fato para a ciência?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Fato É uma observação empiricamente verificada. É a relação entre fatos ou a ordenação significativa desse fatos, consistindo em conceitos, classificações, correlações, generalizações, princípios, leis, regras, teoremas, axiomas, etc.

Em ciência, um “fato” normalmente se refere a uma observação, uma medição ou outra forma de evidência que é esperada que ocorra do mesmo jeito sob circunstâncias semelhantes.

Segundo a definição científica formal, uma teoria é uma explicação sobre um fenômeno da natureza que tem o suporte de diversas evidências. Já um fato pode se referir a uma explicação científica que já foi testada várias e várias vezes que já não faz mais sentido continuar colocando-a à prova.

Uma teoria científica difere de um fato ou lei científica, ao passo que uma teoria explica o "por que" ou "como": um fato é uma observação simples e básica, enquanto uma lei é uma afirmação (geralmente uma equação matemática) sobre uma relação entre fatos.

A evolução é um fato, e ela pode ser verificada em diversas linhas de investigação, pois as evidências, de certa forma, estão documentadas nos organismos dos animais. Todo o trabalho para desvendar este passado faz da biologia uma ciência histórica.

“Fato” deriva do latim factum, particípio do verbo facere, que significa fazer. “Fato” designa portanto eventos ou acontecimentos que realmente aconteceram (Johnston, 2004: 278), referindo-se ao seu status ontológico, e não a uma proposição.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

A hipótese é simples descrição, é simples previsão, enquanto o fato é concretização da hipótese, é o acontecimento do que fora previsto”.

As ciências nos falam sobre inúmeras leis científicas. Alguns exemplos são a lei da gravitação universal, as leis de Newton, as leis planetárias de Kepler, as leis dos gases ideais, entre outras. Elas nos dizem quais são as consequências da instanciação de certas propriedades.

Explicações científicas são um dos elementos mais importantes do ensino de ciências. Elas estão relacionadas com a noção de natureza de ciência que reproduzimos, à compreensão adequada de conceitos e ao compartilhamento de hipóteses e princípios científicos.

em ciência, um "fato" normalmente se refere a uma observação, uma medida ou outra forma de evidência que é esperada que ocorra do mesmo jeito sob circunstâncias semelhantes.. Nesse sentido, a evolução é um fato científico por sua ocorrência passada e contínua.

No senso comum, o conhecimento parte de uma observação da vida cotidiana e das experiências das pessoas. O conhecimento científico, contudo, parte de uma observação que respeita uma sistematização e algumas regras específicas.

Kuhn entende a ciência normal como uma atividade de resolução de “quebra-cabeças” (puzzles), já que, como eles, ela se desenvolve segundo regras relativamente bem definidas. Só que na ciência os quebra-cabeças nos são apresentados pela Natureza.

Uma evidência é tudo aquilo que pode ser usado para provar que uma determinada afirmação é verdadeira ou falsa. Uma evidência científica é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.