O que é um verbo de enunciação?

Perguntado por: osales . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os verbos de enunciação ou dicendi são os verbos introdutórios da fala de terceiros. Eles são de extrema importância na construção de um discurso citado. Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem.

Os verbos de anunciação são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se.

Os verbos que aparecem antes dos dois-pontos são chamados verbos de enunciação ou verbos dicendi. Cite outros verbos que podem ser utilizados antes dos dois-pontos como: disse, contou, perguntou, gritou, respondeu, murmurou...

Um verbo que enuncia busca dizer para a gente, busca mostrar para a gente alguma ação que acabou de acontecer, ou que vai acontecer, na fala de uma personagem. Se ela vai perguntar, se ela vai responder, se ela vai afirmar, replicar, argumentar, implorar. Enfim, eu vou ficando por aqui.

Verbos de elocução (ou dicendi) são aqueles que introduzem ou anunciam uma fala. Alguns exemplos são: falar, perguntar, afirmar, responder, entre outros.

A forma anunciaçãopode ser [derivação feminino singular de anunciar] ou [nome feminino] .

Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.

Consideramos ainda que todo enunciado é composto por três elementos constitutivos - o conteúdo temático, a construção composicional e o estilo - e que qualquer enunciação se realiza de acordo com características típicas de um determinado gênero do discurso (cf. BAKHTIN, 2003.

Na narração, por exemplo, os linguistas apontam a complexidade do lugar enunciativo que o sujeito ocupa relativamente ao seu próprio discurso: sujeito da enunciação ou do enunciado, autor, narrador ou personagem, é desta série de narrações típicas que se faz a narração.

Em uma análise enunciativa, consideramos o fato de o locutor mobilizar a língua de determinado modo para convertê-la em discurso. Nesse caso, é interessante observarmos o modo como o locutor se de- clara como sujeito e implanta o outro (o interlocutor) diante de si.

São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso direto.

Lugar da enunciação foi o termo auto-explicativo encontrado pela Lingüística para referir-se aos locais onde o enunciador depositaria algumas marcas no enunciado.