O que significa dizer que um a professor a tem didática?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Quando se diz que tem didática é por- que se reconhece que o professor sabe ensinar bem, de um modo que os alunos aprendem.

A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

ajudar os alunos a pensar teoricamente (a partir da formação de conceitos); ajudar o aluno a dominar o modo de pensar, atuar e investigar a ciência ensinada; levar em conta a atividade psicológica do aluno (motivos) e seu contexto sociocultural e institucional.

"Ele não tem preparação adequada durante a faculdade [50% não tem didática para tudo o que ensina], não sabe lidar com os problemas práticos da sala de aula [40% diz não ter treinamento para a prática] e não tem apoio [nos países ricos, há aconselhamento profissional e psicológico para os alunos, por exemplo]", ...

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Entre os fundamentos da Didática, destacam-se a importância do planejamento pedagógico, que permite ao professor estabelecer objetivos claros e definir as estratégias de ensino adequadas para alcançá-los; a utilização de métodos e técnicas que promovam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem; a ...

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica.

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

A didática é adquirida a partir da formação em licenciatura. A didática é dispensável no processo de ensino, desde que haja teoria. A didática deve ser desenvolvida em conjunto com a formação docente. A didática é um dom que não pode ser desenvolvido pelo profissional em educação.

A didática como campo de estudos e pesquisa possibilita investigação, aprofundamento e análise do processo de construção dos saberes e conhecimentos da práxis docente considerado elemento relevante para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais do professor.

Já o “professor que não tem didática” pode ter passado pela escola com professores que não o ajudaram tanto a aprender como se portar em sala de aula e/ou não teve boas aulas de Didática no seu curso, não aprendeu como ensinar seus alunos e tudo o que está envolvido nessa situação de sala de aula.

A DISCIPLINA DA DIDÁTICA
Considerada a “arte de ensinar”, é imprescindível no processo pedagógico com tendências distintas na visão do homem e do mundo, flexibilizando, sempre, o papel do professor, do aluno, as metodologias, as avaliações e a forma de ensinar.

Conheça cada uma delas:

  1. Tradicionalista. É um modelo que traz muito forte a figura do professor. ...
  2. Comportamental. Nessa abordagem, o essencial é a experiência. ...
  3. Humanista. ...
  4. Cognitivista. ...
  5. Histórico-crítica. ...
  6. Libertadora. ...
  7. Libertária.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.