Como fazer uma didática?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Itens para fazer uma sequência didática:

  1. Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
  2. Tema que será trabalhado;
  3. Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
  4. Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
  5. Tempo de duração desta sequência;
  6. Forma de organização da turma;

As etapas das sequências didáticas

  1. Definir conteúdo e objetivo. O primeiro passo, e mais importante, é definir o conteúdo e objetivo das sequências didáticas. ...
  2. Sondagem. ...
  3. Técnicas e ferramentas. ...
  4. Registro e avaliação.

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?

  • 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
  • 2º) Definição dos objetivos. ...
  • 3º) Definição da sequência. ...
  • 4º) Produção final.

Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem e as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).

As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais. Os conteúdos formais referem-se aos conceitos sistematizados pelos teóricos das áreas econômica e financeira, como por exemplo: crise financeira, distribuição de renda, inflação, empreendedorismo, dentre outros.

Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático- pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

A didática geral estuda todos os princípios que são comuns entre todos os tipos de ensino e para qualquer tipo de aluno. A didática especial, por outro lado, analisa as problemáticas específicas do ensino que cada disciplina pode apresentar, assim como possíveis meios para resolvê-los.

A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!

As atividades didáticas constituem meios de organização do trabalho pedagógico em sala de aula, que concretizam um conjunto de procedimentos específicos, próprios da situação de ensino-aprendizagem e servem como mediadoras da relação entre os alunos e um objeto de conhecimento ou entre as relações sociais inerentes ao ...

A Sequência Didática é uma metodologia que desenvolve situações didáticas articuladas de forma mais restrita que os projetos. Ela ocorre dentro de uma área do conhecimento promovendo o diálogo pluridisciplinar.

um dia

A sequência didática é uma forma de articular diferentes atividades para ensinar um conteúdo. Ela é diferente da aula – uma unidade didática com começo, meio e fim, e que dura apenas um dia.

Como organizar os estudos: 5 dicas infalíveis

  1. Entenda a sua rotina. Para controlar os seus horários, o primeiro passo é entender a sua rotina. ...
  2. Crie um calendário. ...
  3. Tenha um espaço dedicado ao estudo. ...
  4. Afaste as distrações. ...
  5. Saiba que o descanso também é importante.

O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser aplicada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas.