O que é julgamento de fato?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O juízo de fato é a tentativa do ser humano de dar um significado à realidade, de acordo com o modo como ele a percebe, e de uma forma mais concreta e menos “romantizada”. Por exemplo: “A neve é fria”, “O rapaz é alto”, “O caderno tem folhas”, “O oxigênio é um elemento químico”.

Juízo de fato trata da avaliação criada a partir de uma realidade vivida; refere-se às coisas de modo objetivo. Por isso, os juízos de fato são descritivos, isto é, são afirmações que se propõem a descrever algum aspecto da realidade.

Juízos de fato são também chamado de juízos descritivos, na medida em que se limitam a fornecer informações sobre a realidade. Eles descrevem a realidade para que possamos conhece-la. Juízos de valor, ao contrário, são normativos ou prescritivos.

No primeiro caso, referimo-nos a um facto, não estando presente qualquer noção de certo ou errado; no segundo caso, o nosso juízo envolve valores, estando por vezes em causa avaliar o que é moralmente certo ou moralmente errado.

Os juízos de fato dizem respeito à realidade factual das coisas e os juízos de valor correspondem a aspectos subjetivos. Os juízos de fato são descritivos, eles informam sobre a realidade, sobre a forma que as coisas são. Alguns exemplos: “existem mais chineses que alemães”, “a atmosfera da Terra possui oxigênio”.

Entenda a Diferença de Conduta Ética e Conduta Moral
É o que define como o homem deve se portar no meio social enquanto a moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

Valores morais são princípios que orientam a conduta das pessoas numa sociedade. Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.

O juízo de fato é a tentativa do ser humano de dar um significado à realidade, de acordo com o modo como ele a percebe, e de uma forma mais concreta e menos “romantizada”. Por exemplo: “A neve é fria”, “O rapaz é alto”, “O caderno tem folhas”, “O oxigênio é um elemento químico”.

- Os atos adquirem um significado moral: são positivos ou moralmente valiosos quando estão de acordo com a norma e negativos quando violam ou não cumprem as normas. Portanto, certos atos são incluídos na esfera moral por cumprirem ou não uma determinada norma (p. 64).

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.

E há duas formas de juízo: o juízo analítico e o juízo sintético.

No âmbito da justiça, o juízo pode ser considerado o conjunto de atividades desempenhadas pelos juízes no exercício de suas funções. O juízo ainda pode ser o órgão do Poder Judiciário onde são executadas as atividades do direito, através de juízes e pelo tribunal. Saiba o significado de Sub judice.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

O senso moral é caracterizado pelo sentimento e ação imediata proveniente das emoções que são desencadeadas pelos valores morais do indivíduo. O Senso moral é algo interior, fruto de um juízo inato (nascemos com ele) a consciência moral é a influência do meio e o aprendizado social. Um bom exemplo é o caso do abordo.

A Ética leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Logo, para ser ético é preciso aprender a ser cidadão, aprender a agir com respeito, honestidade, responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça e não violência.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc.