O que é um fato social normal?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Os fatos sociais normais são aqueles que decorrem do desenvolvimento da sociedade dentro de uma norma comum, de um padrão comum da vida que visa o aprimoramento dos indivíduos e a manutenção da coesão desses e da vida em sociedade.

Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras. Todos sabemos que devemos tomar banho diariamente, a fim de conservamos nosso corpo limpo, evitar doenças e o mal cheiro.

Fato social normal → são aqueles comuns a todos, encontram-se na maior parte dos indivíduos e apresentam poucas variações entre uns e outros e no geral, estão presentes durante toda a vida.

Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Para Émile Durkheim, o termo “patológico” se refere ao que é anormal ou desviante em relação às normas e padrões da sociedade. Já o termo “normal” se refere ao que é considerado comum ou regular de acordo com essas normas e padrões.

O fato social normal preza por uma ordem institucional e da vida individual e mantém em funcionamento os laços solidários que unem os indivíduos de um grupo. O fato social patológico é aquele que se desenvolve fora da norma, como uma doença.

Fato social normal e patológico
Os fatos sociais normais são comuns a maioria dos indivíduos; Fato social patológico: os fatos sociais patológicos são aqueles comportamentos que fogem das normas e do comportamento da maioria.

O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades. O crime só se torna um fato social patológico quando assume proporções exageradas.

Nem todo hábito que se repete, entretanto, pode ser considerado um fato social. Dormir e comer, por exemplo, são ações que todos nós praticamos, mas fazem parte do universo biológico – são portanto, assunto para as Ciências Naturais.

O fato social, portanto, é todo fenômeno social coercitivo, exterior aos sujeitos e que apresenta generalidade na sociedade. São essas as três características do fato social: exterioridade, generalidade e coercitividade.