Qual é o significado da parábola do semeador?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A Parábola do Semeador é uma das parábolas de Jesus encontradas nos três evangelhos sinópticos e no apócrifo Evangelho de Tomé.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

A parábola do semeador fala de um trabalhador camponês que resiste e não se sujeita a cumprir os papéis subalternos e submissos que o sistema imperial lhe impõe. Seu trabalho se dá no lançar sementes à beira do caminho, na pedra, entre espinhos e, finalmente, em terra boa.

A boa terra é um solo fértil com profundidade suficiente para as raízes.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

O semeador passa por um processo longo e cansativo de limpar o terreno, arar a terra e aguar as plantas até que estejam crescidas.

A Parábola do Semeador é protagonizado por uma adolescente negra e a comunidade que Lauren Olamina concentra em torno de si ao longo da história é cheia de figuras fora dos lugares comuns na ficção científica (e por que não dizer da literatura de modo geral?): negros, hispânicos, mães solo, homens velhos, crianças.

Deus semeia em nós a semente de sua palavra, a qual só poderá crescer e dar fruto se encontrar em nossas almas um terreno bom e bem disposto, livre de pedras e espinhos inúteis.

O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.” Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.

Dúvida na Bíblia
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Jesus respondeu: "Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e assim será feito.