Como é feito uma paródia?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A característica mais marcante de uma paródia com certeza é a intertextualidade, ou seja, a criação de um texto a partir de outro já existente. Também possui forte intratextualidade, isto é, usa referências de outra obra para dar origem a um novo trabalho. Uma obra é usada como base realizando então alterações.

Paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra parodiada, através de alterações no texto ou imagem do produto original, por exemplo.

A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.

Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.

O que é paródia
A paródia aciona a intertextualidade como recurso de linguagem na criação de conteúdos, logo, é um texto que traz influências de outro texto (criado antes), interligando-se a ele pela repetição do conteúdo verbal, pela forma ou pela temática do primeiro texto.

Paródia é a modificação da letra original de uma música, ela é utilizada por exemplo em campanhas eleitorais, para que os eleitores memorizem as informações como número e siglas de um candidato, em propagandas de produtos, serviços com o objetivo de divulgá-los, também em programas de humor como e em desenhos.

Podemos encontrar paródias em qualquer meio de comunicação, seja na literatura, na televisão, ou até mesmo nas redes sociais. À primeira vista, uma paródia pode parecer uma ofensa ao Direito Autoral, já que o parodista está se apropriando de uma obra que já existe.

Alusão: referência indireta a outros textos pelo uso de elementos simbólicos, como certos vocabulários ou formas específicas da obra original. Paródia: reescrita de outra obra de maneira cômica e irônica com o intuito de divertir ou criticar.

Diferença entre Paráfrase e Paródia
Enquanto que a paráfrase usa da intertextualidade para exemplificar a ideia central do conteúdo original a partir de outras palavras, a paródia tem a intenção de recriar o texto original a partir de um ponto de vista crítico, irônico, cômico ou satírico.

A paródia é a imitação cômica de composição literária, filme, música, obra qualquer, com o intuito de ironizar e entreter, sem causar prejuízo à obra original. As paródias são permitidas por lei e o autor da obra, em regra, não pode impedir a sua veiculação, pedir indenização ou créditos.

A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes. Uma lata de Buzz Cola. Uma paródia "simpsoniana" baseada nos refrigerantes Coca-Cola e Pepsi.

Inicialmente, a paródia surgiu como um gênero de composição literária no século XVI, tendo como principais representantes alguns compositores italianos. O que é metateatro? Além de cômico, elas também são carregadas de um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra, através de textos ou imagens.

A paródia pode ser definida como um gênero textual que possui em sua essência o processo de intertextualidade. Tal processo ocorre quando, “[...] um texto, está inserido em outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade” (KOCH; ELIAS, 2011, p.

A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.

1. Paródia: O termo “paródia” vem do grego (parodès) e significa “um canto (poesia) semelhante a outro”. Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.