Qual é a diferença da parábola?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica. Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos. Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida.

Significado de Parábola
substantivo feminino Comparação desenvolvida numa história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana, e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

A parábola é a representação geométrica no plano cartesiano dessas funções escritas na forma de f(x) = ax2 + bx + c.

Toda parábola pode ser usada como representação geométrica de alguma função na forma f(x) = ax2 + bx + c, que é chamada de função do segundo grau.

Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.

Pontos notáveis da parábola
V é o vértice. → Os pontos x1 e x2 são as chamadas raízes da parábola – os pontos nos quais a curva corta o eixo x. → O ponto C é a intersecção da parábola com o eixo y.

A Coleção Parábolas reúne oito das mais encantadoras parábolas contadas por Jesus e registradas nos Evangelhos: o bom samaritano, o semeador, os talentos, a moeda perdida, a ovelhinha perdida, o grão de mostarda, o filho pródigo, o fariseu e o publicano.