Quais são as aplicações da parábola no nosso cotidiano?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

As aplicações da parábola, em 3D(paraboloide) são inúmeras, como: Ao ligar faróis de carro, os raios de luz, provenientes da lâmpada que se encontra no foco da parábola, incidem num espelho parabólico e são refletidos paralelamente ao eixo de simetria.

Uma parábola é uma curva geométrica que pode ser definida de forma simples como o conjunto de pontos equidistantes de um ponto fixo, chamado foco, e uma reta fixa, chamada diretriz. Isso significa que, para qualquer ponto na parábola, a distância até o foco é igual à distância até a diretriz.

No ensino fundamental, as parábolas são usadas apenas para representar geometricamente funções do segundo grau. No ensino médio, elas também são resultado de estudos das cônicas, em Geometria Analítica. É o ponto F usado para a definição da parábola. É a reta r, também usada na definição da parábola.

Os elementos da parábola são: Foco: é o ponto fixo F Diretriz: é a reta fixa d. Eixo principal: é a reta que passa pelo foco e é perpendicular a diretriz. Vértice: é o ponto V de intersecção da parábola com o eixo principal.

A parábola é definida como uma cônica (assim como a circunferência, a elipse e a hipérbole), a qual é formada a partir da interseção de um plano com a superfície lateral de um cone, de forma paralela a uma geratriz.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores. E assim como o pastor ficou feliz quando encontrou a ovelha perdida, Jesus fica muito feliz quando nos arrependemos.

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).