Qual é o conceito de paródia?
A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.
O que é uma paródia exemplo
A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.
O que é paródia e suas características
Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.
Quais são os tipos de paródia
Principais características
- Paródia verbal: ocorre a alteração de uma ou outra palavra do texto.
- Paródia formal: em que o estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados para promover zombaria.
- Paródia temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.
Qual o gênero textual de uma paródia
A paródia pode ser definida como um gênero textual que possui em sua essência o processo de intertextualidade. Tal processo ocorre quando, “[...] um texto, está inserido em outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade” (KOCH; ELIAS, 2011, p.
Como é feito uma paródia
A paródia é um recurso da intertextualidade. Ou seja, há uma referência a uma obra feita previamente. Esse recurso sempre usará a estrutura dessa obra anterior, mas a modificará em detalhes. Esses detalhes gerarão humor, uma vez que o objetivo da paródia é a comédia.
Qual é a origem da paródia
Inicialmente, a paródia surgiu como um gênero de composição literária no século XVI, tendo como principais representantes alguns compositores italianos. O que é metateatro? Além de cômico, elas também são carregadas de um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra, através de textos ou imagens.
Qual a função comunicativa da paródia
Além de humor, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra original, por meio de alterações no texto ou na imagem do produto original, por exemplo. Por norma, as paródias são utilizadas como ferramentas para discutir assuntos polêmicos, mas de modo descontraído e menos tenso.
Qual a importância da paródia
A paródia é um recurso didático que além de contribuir de forma direta para a memorização do conteúdo, ela colabora para a retomada da consciência critica do aluno, através da utilização de músicas populares entre os mesmos (SILVA, PEREIRA E MELLO 2015).
Como é que se escreve paródia
substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.
Onde encontramos a paródia
Podemos encontrar paródias em qualquer meio de comunicação, seja na literatura, na televisão, ou até mesmo nas redes sociais. À primeira vista, uma paródia pode parecer uma ofensa ao Direito Autoral, já que o parodista está se apropriando de uma obra que já existe.
O que é paródia toda matéria
1. Paródia: O termo “paródia” vem do grego (parodès) e significa “um canto (poesia) semelhante a outro”. Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.