O que é um verbo significativo?

Perguntado por: fmendes3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Verbos significativos, também chamados de plenos ou nocionais, são verbos que indicam uma ação, podendo ser transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Atuam como núcleo de um predicado verbal ou verbo-nominal.

Os verbos significativos são aqueles que têm significado. Já os verbos de ligação não têm sentido fora de contexto. Saiba mais com os exemplos desta aula de Português! O verbo é uma das classes gramaticais mais importantes para a prova do Enem.

Verbos não significativos, também conhecidos como estáticos, pelo menos na terminologia inglesa, são os que indicam estado, qualidades e condições, como ser, estar, andar, ficar, permanecer (todos estes também chamados verbos de ligação ou copulativos, por ligarem um predicativo ao seu sujeito), mas também ter, na ...

São exemplos de VL: ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA. Projeto Buriti – História.

Verbos significativos e verbos de ligação
Verbos significativos indicam uma ação. Verbos de ligação não indicam uma ação, apenas um estado, ligando uma característica ao sujeito. Assim, verbos significativos opõem-se a verbos de ligação.

Significado de Significativo
adjetivo Que significa; que exprime algo de maneira clara. Que exprime de maneira sensível um pensamento, uma intenção; expressivo: gesto significativo.

Contém um verbo significativo
O predicado verbal contém apenas um verbo significativo como núcleo. Os verbos significativos indicam ações de: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar, entre outros.

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Será: verbo ser
Será é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do futuro de presente do indicativo.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.