Como usar o verbo nominal?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Essa forma nominal do verbo deve ser utilizada quando há a intenção de exprimir o processo verbal em eficiência, ou seja, exprime a noção de ação do verbo, aproximando-o do substantivo. De amar, também se morre.

O que é o predicado verbo-nominal? O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.

Exemplo 1: Adriane saiu feliz. Adriane é sujeito da oração e saiu feliz é predicado verbo-nominal. Logo, os núcleos são saiu (verbo intransitivo) e feliz (adjetivo). A ação é identificada pelo verbo sair (predicado verbal) e a característica é representada pelo nome feliz (adjetivo).

Observação: para identificar um predicado verbo-nominal, vale observar que o verbo de ação está expresso na frase. No entanto, o verbo que indica estado ou qualidade, permanece oculto.

As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio.

Complemento nominal e complemento verbal
Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)

Exemplo de frases nominais

  • Atenção, menino!
  • Coisa estranha...
  • Que bonito!
  • Sinistro...
  • Belo trabalho!
  • Que confusão!
  • Bom dia a todos!
  • Rápido, por favor!

A frase nominal não é constituída por verbo. Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo. Ex: Preciso de sua ajuda.

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

A Frase nominal é aquela que possui sentido completo, mas não possui verbo. Já a frase verbal são frases que contêm verbos. Assim, a diferença é que uma possui verbo e a outra não. Para transformar uma frase nominal em frase verbal devemos acrescentar um verbo a frase nominal.

O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.

Emprego das formas nominais do verbo

  1. - Infinitivo – equivale ao valor de um substantivo;
  2. - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio;
  3. - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo.
  4. Comprado o presente, fomos para a festa.