Quando usar o verbo no futuro do pretérito?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

' O futuro do pretérito composto é usado para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram. Se eu soubesse que você estava com fome, teria preparado o jantar com antecedência.

Futuro do presente: indica um fato posterior ao momento em que se fala. Ex.: Não tenho a intenção de esconder nada, assim que seus pais chegarem contarei o fato ocorrido. Futuro do pretérito: indica um processo futuro tomado em relação a um fato passado. Ex.: Ontem você ligou dizendo que viria ao hospital.

Os tempos verbais
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Futuro do Pretérito: seria, serias, seria, seríamos, seríeis, seriam.

A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Conjugação do verbo amar no pretérito mais-que-perfeito: eu amara/ tu amaras/ ele amara/ nos amáramos/ vós amáreis/ eles amaram.

Quando eu for velho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A questão é a seguinte, eu posso utilizar a frase «quando eu ser velho»? Ou «quando eu for velho»? Só «quando eu for velho», com o verbo no futuro do conjuntivo.

“Foi” é uma forma irregular de conjugação do verbo “ir”.