O que são os pronomes interrogativos e Exclamativos?

Perguntado por: omesquita8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os interrogativos interrogam sobre a identidade ou a qualidade de uma pessoa ou de uma coisa. Os exclamativos têm sempre um valor afetivo e é a entonação que exprime a simpatia, a antipatia, à admiração, o desdém, a satisfação, a cólera etc. Ex: Quel temps! (Que tempo!)

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Advérbios interrogativos são utilizados em perguntas cujas respostas indicam circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa: onde, quando, como, por que. Indicação de lugar: Onde é a festa?

Temos, em espanhol, doze pronomes interrogativos e exclamativos, sendo que alguns deles são derivações para concordar em gênero e número com o substantivo. São eles: qué, cuál, cuáles, dónde, cuándo, quién, quiénes, cuánto, cuánta, cuántos, cuántas e cómo.

Os pronomes interrogativos referem-se à terceira pessoa de modo vago. Sua função é formular perguntas, sendo estas diretas ou indiretas. Os pronomes interrogativos são usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas.

a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta. Você aceita um copo de suco?

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

b) quando o sujeito é constituído pelos pronomes interrogativos quem, que, o que: O que são comédias? [...] Quem eram os convidados?»

Os exclamativos têm sempre um valor afetivo e é a entonação que exprime a simpatia, a antipatia, à admiração, o desdém, a satisfação, a cólera etc. Ex: Quel temps! (Que tempo!) pode significar: “que tempo bom!”, ou “que tempo ruim!”.

Frases exclamativas – Relacionam-se à exteriorização dos sentimentos atribuídos pelo emissor, podendo ser expressos sob várias circunstâncias. Exemplos: Nossa! Que bom que você veio.

OBS: Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.

As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final. Interrogativas diretas: Aceita um café? Escreveu o discurso?