Quando o que não é pronome relativo?
O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.
Quando o que não é um pronome
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Onde não é pronome relativo
“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).
Como saber que o que é pronome relativo
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei.
Quanta não é pronome relativo
Os pronomes relativos são: que, quem, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quantas.
Como saber se o que é pronome
O guia mais completo da língua portuguesa! Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
O que substitui a palavra que
2 o qual, a qual, os quais, as quais. Exemplo: Esta é a personagem com que me identifico. Como pronome relativo: 3 o que, aquilo que, tudo o que.
Quando não usar onde
É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase. Veja mais exemplos: Assisti ao espetáculo onde o vilão vira o mocinho –> Errado.
Quando o pronome que é sujeito
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Onde é hoje ou aonde é hoje
Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Como achar o pronome relativo na frase
Pronomes relativos invariáveis
Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história. Essa é a criança a quem doei o enxoval.
Quando se usa a palavra que
Quando exerce a função de pronome relativo, "que" faz referência a algo ou alguém de que ou quem já se falou anteriormente. Exemplos: Esse é o computador que acabei de comprar. Amanhã chega a minha sobrinha que vem do Brasil.