Como trabalhar regência verbal em sala de aula?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para iniciar o estudo de regência, é importante que os alunos percebam a sua função na língua. Desse modo, é interessante apresentar, inicialmente, casos em que a regência transforme o sentido do verbo, evidenciando a necessidade de se atentar às regras para compreender determinadas sentenças.

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Eu posso ensinar alguma coisa (objeto direto) a alguém (objeto indireto) ou ensinar alguém (objeto direto) a fazer alguma coisa (objeto indireto). No primeiro caso, "eu vou ENSINAR-LHES ( = objeto indireto) o correto uso dos pronomes ( = objeto direto)".

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).

Regência verbal estabelece relação de subordinação entre um verbo e outro termo. A regência verbal indica o uso ou não de preposições e o significado dos verbos.

Se a sintaxe de regência trata da complementação de um termo, seja ele nome ou verbo, a concordância, por sua vez, trata da relação entre dois termos que agregam significados à oração. Da mesma forma que a regência, a concordância também pode ser verbal ou nominal.

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Regência verbal é a relação de subordinação estabelecida entre o verbo e os seus complementos. Neste caso, o verbo é o regente e o seu complemento é o termo regido. Sabe-se que os verbos se dividem entre intransitivos e transitivos.

Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Se o verbo regente for transitivo indireto, terá como termo regido um objeto indireto (preposicionado).

3) Regência Nominal
A regência nominal ocorre quando um nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio) é transitivo e, por conseguinte, exige um complemento. Vejamos os exemplos abaixo: O acesso ao estudo é a chave do desenvolvimento do país. A sociedade é obediente às leis.

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.