Qual é a regência do verbo agradar?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 3 votos

No sentido de contentar, satisfazer, use a regência indireta (com preposição a). O relatório deverá agradar aos integrantes da comissão, afirmou o relator. A possibilidade de mais recursos agrada os advogados de defesa, até porque o processo pode demorar mais.

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”. Você, cara leitora, pode “agradar seu namorado” (com carícias ou com um presente).

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

O verbo agradar corresponde à ação de transmitir satisfação, de dar prazer, gerar contentamento ou deleite, entre outros. Trata-se de um verbo que possui três empregos transitivos distintos. Ou seja, poderá ser transitivo direto (pronominal), transitivo indireto e intransitivo.

Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.

agradado (adjetivo) -

Causar agrado e satisfação: 1 contentar, aprazer, atrair, cativar, comprazer, deleitar, deliciar, prazer, regozijar, satisfazer, sorrir.

Agradecer com regência da preposição por
O verbo agradecer estabelece também regência com a preposição por quando indica a causa do agradecimento. Segue a estrutura: agradecer a alguém por alguma coisa, atuando como um adjunto adverbial de causa. Agradeceu -lhe por todo o apoio dado. Agradeceu ao amigo pela ajuda.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

o filhinho. b) No sentido de contentar, satisfazer o empregamos como transitivo indireto (exige-se objeto indireto com a preposição a).

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

O verbo "aspirar", dentre outras acepções, pode se apresentar como: - verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de almejar, desejar; rege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)". Exemplos: Muitos aspiram ao cargo de diretor.