Qual o significado da palavra literal na Bíblia?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Literalismo bíblico é a aderência ao sentido literal e explícito da Bíblia. Na sua forma mais pura tal crença seria negar a existência de alegorias, parábolas e metáforas na Bíblia.

Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.

Do latim litterālis, literal é algo que está em conformidade com a letra de um texto e o sentido próprio e exato das palavras usadas no mesmo. Ou seja, não se tem em conta o sentido figurado ou sugerido. Por exemplo: “O Raúl deu uma mão ao seu pai” é uma frase que indica que este homem ajudou o seu progenitor.

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.

Idiomas da Bíblia. A Bíblia foi escrita em aramaico, hebraico e grego. O aramaico (e sua variante posterior, o siríaco) e hebraico são línguas semíticas e o grego, e posteriormente o latim, são de origem indo-europeia.

Conforme o próprio sentido das palavras: 2 exato, formal, restrito, rigoroso, estrito, preciso.

1 figuradamente, figurativamente, simbolicamente, conotativamente, metaforicamente, alegoricamente, emblematicamente, tropologicamente, representativamente, implicitamente, subentendidamente, indiretamente, tacitamente.

Citações literais. Definição: Transcrição literal de trecho de obra alheia. Objetivo: Não correr o risco de adulterar o que outrem disse, quando usar palavras próprias. Deve-se usar raramente, apenas em casos extremamente necessários.

O sentido Próprio, também chamado de Denotativo ou Literal, é acessado quando uma palavra ou expressão sugere uma interpretação simbólica e variada com relação ao sentido original, a depender do contexto de utilização.

Relacionada com a semântica, a linguagem figurada é composta por figuras de linguagem, que servem como elementos de estruturação da linguagem. É o oposto da linguagem literal, que utiliza as palavras no seu verdadeiro significado. Quando a linguagem figurada é utilizada, a interpretação depende do ouvinte ou do leitor.

Aquilo que representa uma coisa para dar a ideia de outra através de uma ilação moral.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Segundo Carson (2008), a hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia.