Qual a diferença entre redação e artigo de opinião?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ao contrário das dissertações, que discutem e elaboram a defesa de ideias, há sim uma intenção de convencer o leitor sobre o posicionamento adotado na redação. Pois, esse leitor é definido e específico já que o artigo de opinião é feito para que a sua circulação ocorra em contextos mais fechados.

Sabemos que o texto dissertativo-argumentativo tem como característica ser impessoal, prevalecendo uma ideia de neutralidade. No artigo de opinião, isso não acontece. O autor assina, escreve e desenvolve seus argumentos na primeira pessoa (plural ou singular), promovendo uma proximidade com o leitor.

O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.

A principal diferença está no objetivo de cada uma: A redação dissertativa exige a exposição e análise de informações a respeito de um assunto, enquanto a dissertação-argumentativa exige que você assuma um posicionamento sobre um assunto.

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

A depender do local destinado, se trata de textos pequenos, na redação do ENEM por exemplo, esse texto deve ter no máximo trinta linhas; Só deve ser assinado se se destinar a jornais e revistas, na redação do ENEM você não deve assinar sob hipótese alguma, caso contrário, sua redação será zerada automaticamente.

O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.

Estrutura do artigo de opinião
O artigo é composto de três partes, que normalmente se dividem entre três ou mais parágrafos.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Como já salientado, a redação pode ocorrer nos seguintes tipos: dissertativa, descritiva, narrativa e informativa.

Portanto, o modelo de estrutura de redação que sugerimos aqui é de 4 parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.