O que não pode faltar em um artigo de opinião?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tema; Tese; Fundamentos da argumentação; Organização lógica do texto (aqui, define-se o que deve haver em cada parágrafo, ou seja, qual será a trajetória discursiva usada pelo autor para defender seu ponto de vista no texto).

Na introdução, apresente o tema e diga por que é importante pensar sobre ele. No desenvolvimento, assuma a sua posição. Expondo os seus argumentos, esclareça se você é a favor ou contra e o que pensa sobre o tema.

Normalmente, os artigos de opinião expõem temas de interesse da sociedade. Assim, é usual que sejam abordados fatos recentes, muitas vezes polêmicos, e de grande repercussão.

Para fazer um artigo de opinião, é preciso: Definir o tema a ser abordado, definir uma tese e pesquisar dados, informações e fatos capazes de comprovar seu ponto de vista e persuadir o leitor. Pensar em um título que chame a atenção do seu leitor. Opte por títulos objetivos e simples, mas que instiguem a curiosidade.

Geralmente artigos de opinião não são grandes, por exemplo, no ENEM o máximo é 30 linhas. Em jornais e revistas, como se trata de uma opinião, o artigo costuma vir com a assinatura do autor. No ENEM a assinatura não deve ser feita, pois o texto de opinião tem que ser anônimo para ser avaliado imparcialmente.

Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Estrutura do artigo de opinião
O artigo é composto de três partes, que normalmente se dividem entre três ou mais parágrafos.

A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).