Tem vírgula depois de interjeição?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

De qualquer modo, ao usar-se a vírgula após a interjeição esbate-se a força enunciativa que um sentimento forte exterioriza. Nesta frase, é a satisfação (e não a euforia) que predomina, uma satisfação fruto do equilíbrio e do bem-estar.

Interjeição é usada para expressar sentimentos e emoções, tais como: medo, dor, desejo, surpresa e dúvida. Na escrita, ela é acompanhada do ponto de exclamação. As interjeições são usadas para expressar sentimentos e emoções. Interjeição é uma classe de palavra utilizada na expressão de emoções e sentimentos.

Não separemos com vírgula as palavras que se encontram intimamente ligadas. Depois do ponto de interrogação, não ficaria bem uma vírgula, porque é natural a separação, quando pronunciamos.

Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos. um carro para a esposa.

Podemos chamar uma pessoa dizendo apenas o seu nome («Paulo, chega aqui!») ou juntando a interjeição ó («Ó Paulo, chega aqui!»). Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Espanto: “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”. Frustração/impaciência: “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”. Imposição de silêncio: “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”. Satisfação: “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.

ª frase — «Ah, que vida boa!» — é aceite pelos gramáticos. De qualquer modo, ao usar-se a vírgula após a interjeição esbate-se a força enunciativa que um sentimento forte exterioriza. Nesta frase, é a satisfação (e não a euforia) que predomina, uma satisfação fruto do equilíbrio e do bem-estar.

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

No caso de a interrupção do narrador não ser precedida por nenhum ponto de exclamação ou de interrogação e se a fala tiver continuação depois da interrupção, deve-se utilizar a minúscula para começar a frase e não pontuar no fim (D). Por exemplo: B - Ele foi para a escola! – assegurou-me.

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Dicas de português. Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Quando usar a vírgula antes de gerúndio? A inserção da vírgula antes de gerúndio é correta à medida em que o gerúndio faz parte de uma oração reduzida, na qual se inicia com o verbo no gerúndio.

EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano. Olá, Fulano....

A vírgula que o separa do restante da frase, portanto, é obrigatória! Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde!

Os vocativos costumam aparecer isolados da oração por uma vírgula. É comum que estejam no início do enunciado. Amiga, você sabe que horas são? Pessoal, venha ver isso!