Como andar com a vírgula para a esquerda?

Perguntado por: hmello5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O que determina esse fator é o deslocamento da vírgula. Para compreender isso melhor, entenda as duas regras a seguir: Primeira Regra: O expoente de base 10 será positivo quando deslocarmos a vírgula para a esquerda. Nesse caso, devemos somar a quantidade de casas deslocadas no expoente de base 10.

Se movermos a vírgula para a esquerda, ou seja, o número ir aumentando, o valor do expoente m será positivo. Se movermos a vírgula para a direita, ou seja, o número ir diminuindo, o valor do expoente m será negativo.

A potenciação com números decimais ocorre como nos números inteiros: basta multiplicar a base pelo número indicado no expoente, lembrando da regra de multiplicação de números com vírgula.

Quando estivermos próximos de finalizar a divisão e encontrarmos o resto, será necessário acrescentar uma vírgula ao quociente e um zero no fim do resto. A partir daí, basta realizar a divisão normalmente até que não haja resto algum. Nesse caso, há uma divisão com vírgula, pois a divisão de 201 por 4 resulta em 50,25.

- Quando o expoente é negativo os zeros ficam à esquerda do algarismo 1 e a vírgula separa a quantidade de casas decimais indicada pelo expoente.

Clique na aba 'formatos'. Em seguida, clique na opção 'Configurações adicionais'. Na aba de 'Números', localize o campo símbolo decimal (altere de ponto para vírgula). Clique em 'Aplicar' e 'Ok'.

A vírgula separa elementos enumerados e repetidos, quando não estão separados pelas conjunções e, ou, nem.

Os números decimais são aqueles que possuem uma parte não inteira, representados com vírgulas. Podem ser representados como fração. Utilizamos os números decimais em diversas medidas, como as de comprimento, de massa e monetárias.

2.1 A vírgula é exclusivamente destinada a separar, nos números, a parte inteira da parte decimal. 2.2 Os números serão escritos em grupos de três algarismos a partir das unidades, quer para a esquerda, quer para a direita (parte decimal).

Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.

0,5 = 0,50 = 0,500 = 0,5000. 1,0002 = 1,00020 = 1,000200.

4ª Dica: Números terminados em zero
Se dividendo e divisor terminam em zero, podemos “cortar” os zeros de cada um deles. A regra para que isso seja feito de maneira correta é eliminar sempre a mesma quantidade de zeros e somente excluir zeros ao final do número, não os do meio.