Como usar o Porém em uma frase?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Dois exemplos: O lançamento dessa medicação é um avanço, porém a reportagem não comentou o seu preço. Vence quem ganha mais e cede menos. Porém, ceder é preciso.

Elas transmitem uma ideia de contradição. A palavra também pode funcionar como um substantivo comum masculino quando assumir o sentido de obstáculos. - Ela decidiu fazer o Enem, porém não sabe como realizar a inscrição. - Ele gostaria de trocar de curso, porém ainda não decidiu a nova carreira.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

“Porém” é uma conjunção adversativa, que dá ideia de oposição. Ela foi usada indevidamente na frase, pois a ideia não é de oposição, e sim de adição. Exemplo: “Dessa forma, esses programas tem sido usados por muitos como instrumento de trabalho, estudo.” Como o sujeito está no plural, o “tem” deve ser acentuado.

Porém, com acento agudo, é sinônimo de mas e contudo. Porem, sem acentuação gráfica, é o verbo pôr conjugado na 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal: eles porem.

Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.

Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula.

ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso. Ela estuda, no entanto não trabalha.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”. Exemplos: “Havia flores no jardim, mas estavam murchando.”

1 mas, todavia, contudo, no entanto, apesar disso, não obstante, entretanto, ainda assim, nada obstante.

Quando usar no entanto? No entanto indica oposição atua como uma conjunção adversativa sinônima de contudo, porém, todavia, apesar disso, ainda assim, não obstante,… Exemplos com no entanto: Ela prometeu que viria, no entanto, não apareceu.