Tem Terras-raras no Brasil?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O Brasil tem a terceira maior reserva de terras raras de todo o mundo, com 21 milhões de toneladas, ao lado da Rússia. Os maiores depósitos se concentram na China (44 milhões de toneladas) e no Vietnã (22 milhões de toneladas).

“No Brasil, as terras raras são encontradas nas areias monazíticas do litoral e principalmente em jazidas próximas a vulcões extintos, como nas cidades de Araxá e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Catalão, em Goiás, e também em Pitinga, no Amazonas.

Na China e nos Estados Unidos as terras raras estão contidas em bastnaesita e representam as maiores reservas mundiais, enquanto que no Brasil, Malásia, Sri Lanka, Índia, África do Sul, Tailândia as areias monazíticas constituem-se em fontes secundárias importantes.

Produção e Reservas de Terras Raras
Os estudos também defendem mais investimento em tecnologias para o uso local das terras raras. Uma iniciativa está em processo final de implementação: é o LabFabITR, o primeiro laboratório e fábrica de ímãs de terras raras no Brasil.

São denominadas Terras Raras o conjunto de 15 elementos químicos constituídos pela família dos lantanídeos mais o ítrio. Os elementos são os seguintes: Leves: lantânio, cério, praseodímio e neodímio; Médios: samário, európio e gadolínio; Pesados: térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio e ítrio.

Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará.

As maiores reservas se encontram no Amazonas, na área de Seis Lagos, e em Minas Gerais, na região de Araxá.

São considerados Elementos Terras Raras (ETR) os 17 elementos químicos a seguir: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, ítrio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio e escândio.

Aplicações dos Elementos Terras Raras
Os ETR são considerados elementos estratégicos por sua ampla aplicação em produtos de alta tecnologia. A importância na indústria moderna deve-se às suas inúmeras aplicações na metalurgia, energia eólica e nuclear, indústria petrolífera, mineração, agricultura, entre outras.

Terras raras são substâncias químicas usadas como matéria prima na indústria para a produção de diversos itens. Embora sejam abundantes, as reservas de terras raras, ou metais de terras raras, recebem esse nome por serem de difícil extração.