Tem que virar o ovo na frigideira?

Perguntado por: vribeiro7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para evitar que ela quebre, aposte no truque da tampa, que é bem simples: passe uma espátula por baixo da omelete, tampe a panela e vire-a de cabeça para baixo, de forma que a omelete fique na tampa. Em seguida, basta "escorregar" a preparação delicadamente de volta para a frigideira e cozinhar do outro lado.

Dica simples na ova de preparar o ovo
Use frigideira antiaderente, facilita principalmente se precisar virar seu ovo. Não precisa afogar seu ovo no óleo, um fio generoso já basta para fritar bem. Ou pode até usar margarina ou manteiga, só cuidado para não deixar queimar, e acredite, esses ingredientes queimam rápido.

Preparo

  1. Coloque um fio de azeite na frigideira. Se quiser, salpique um pouquinho de farinha de trigo - isso ajuda o ovo a não grudar.
  2. Deixe aquecer.
  3. Quebre o ovo na figideira.
  4. Salpique uma pitada de sal por todo o ovo.
  5. Mantenha em fogo baixo até a clara estar rendada e a gema, mole.

Pitada de farinha de trigo evita que o ovo grude na panela e espirre gordura; A dica funciona com amido de milho e fubá (alternativa para celíacos); Para fritar ovo sem nenhum tipo de gordura, utilize papel manteiga culinário; Frituras por imersão sem respingos: basta adicionar uma colher (sopa) de farinha de trigo.

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido! Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos.

Para evitar que ela quebre, aposte no truque da tampa, que é bem simples: passe uma espátula por baixo da omelete, tampe a panela e vire-a de cabeça para baixo, de forma que a omelete fique na tampa. Em seguida, basta "escorregar" a preparação delicadamente de volta para a frigideira e cozinhar do outro lado.

Outra ótima gordura é manteiga. Como a manteiga tem um ponto de queima baixo, o ovo ficará com um aspecto mais escuro, como na foto abaixo. Uma ótima opção é utilizar manteiga clarificada, que por não ter os sólidos do leite não fica com um aspecto escuro e tem ponto de queima muito mais alto.

Temperatura do óleo
A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.

Porém, devido à sua proteção natural, não é necessário lavar o ovo. Além disso, quando o lavamos, existe o risco de retirar sua película natural, que é porosa, e causar a penetração das bactérias e outros micro-organismos. Então, não é apenas desnecessário, mas também contraindicado lavar o ovo antes de seu consumo.

Para quem adora um ovo frito, uma opção mais saudável desse alimento seria frita-lo na frigideira antiaderente com água.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite. Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.

Frigideiras de antiaderente
Nesse sentido, a melhor escolha é a de cerâmica.

Ovos cozidos, muito frequentemente, apresentam a gema com a superfície esverdeada ou escurecida. Isso é provocado pela produção de sulfeto de hidrogênio durante a cocção.

"Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem", explica a nutricionista Fernanda Brunacci. Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água!

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Quando o ovo é cozido durante muito tempo, o calor faz com que se percam alguns nutrientes presentes no ovo, como as vitaminas do Complexo B. Além disso, os carotenoides zeaxantina e luteína podem se oxidar. O tempo ideal para garantir que o ovo permaneça rico em nutrientes é de 12 minutos.