Tem problema tomar 10g de creatina?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 9 de agosto de 2023
/ 5 11 votos

Tomar 10g de creatina por dia pode não trazer benefícios adicionais significativos e pode até ser desperdício de suplemento para muitos indivíduos.

Suplementação de 5 a 9g por dia de creatina pelo período de até 32 semanas, pode aumentar a massa muscular bem como a força. Mais estudos devem ser feitos para determinar se a ingestão pós treino deve ser feita apenas nos dias de treinamento ou também nos dias de descanso.

A suplementação com creatina a longo prazo tem demonstrado, em estudos com atletas, resultados positivos no desempenho físico, aumentando a massa magra de indivíduos em treinamento de peso, além de melhorar a capacidade dos atletas realizarem atividades de series de curta duração e alta intensidade.

A quantidade de creatina por dia, recomendada pela Anvisa, é de 3 g, porém, muitas pesquisas recentes usam 5 g de creatina como medida para o dia. O grande segredo é que os benefícios da creatina são evidenciados quando todo o espaço no interior da célula é ocupado.

O cálculo para adequar a quantidade ideal de creatina para o seu caso é bem simples: em torno de 0,03 a 0,1g por kg de peso corporal. Para a maioria das pessoas isso ficaria em torno de 3 a 5g por dia. Como o efeito da creatina é crônico, você não perceberá os benefícios da suplementação nos primeiros dias.

O método ideal para a carga de creatina é consumir 20g de creatina por dia (5g x4) durante 5 a 7 dias. Esta quantidade é suficiente para garantir que os níveis de creatina muscular ficam totalmente saturados e que o corpo está preparado para resultados acrescidos durante o treino.

Existem alguns protocolos para a utilização da creatina, recomendados por profissionais da saúde, pautados em estudos clínicos, que sugerem: Fase Loading: 20g/dia (divididos em 4 doses de 5g) durante 5-7dias; Fase Manutenção : 3-5g/dia (dose única) para a duração do período de suplementação.

Qual a quantidade de creatina tomar por dia? A creatina é um suplemento que deve ser consumido por volta de 3 a 5g, uma vez ao dia. Recomenda-se olhar as instruções da embalagem do produto que você estiver usando, além de ter um acompanhamento profissional.

Estudos mostram que a eficiência da creatina não está relacionada à quantidade ingerida, já que o excesso dela pode ser causar toxicidade e insuficiência renal.

Além disso, toda a literatura sobre o tema nos mostra que tomar de 3 a 5 gramas de creatina diariamente, já é capaz de, com o tempo, saturar seus músculos. Portanto não veja 3 ou 5 como dois extremos, mas sim uma média. Ou seja, se sua dose diária for algo entre de 3 a 5 gramas, você terá todos os benefícios.

Quanto tomar de creatina por dia também acaba sendo uma dúvida, mas o recomendado é ingerir de 3 g a 5 g.

A orientação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o consumo de 3g de creatina ao dia , porém, outros protocolos indicam mais creatina ao dia. Por isso, o ideal é sempre se consultar com um profissional da área, que adequará a melhor estratégia para você e seu objetivo.

Acredita-se que o músculo humano apresente um limite máximo de acúmulo de creatina entre 150 e 160 mmol/kg de músculo seco (19,10).

A dose também pode ser definida de acordo com o peso corporal (Peso x 0,3 g de creatina). Por exemplo: 21 g/dia para um indivíduo de 70 kg.