Qual o risco de ficar impotente fazendo vasectomia?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 17 votos

Vasectomia diminui a libido (desejo sexual) ou causa impotência sexual? Não. O bloqueio dos canais deferentes impede apenas a passagem dos espermatozoides, não interferindo na produção hormonal, não tendo, portanto, nenhuma relação com alteração da libido ou do desempenho sexual, apenas com a reprodução.

Não há nenhum prejuízo em relação à potência ou performance sexual do homem após a vasectomia.

Por outro lado, apontaram evidências de um grande leque de sintomas com repercussões psicossociais surgidos após a vasectomia, como dor de cabeça, desordens de ejaculação, alcoolismo, sentimento de inferioridade, estados psicóticos, hipocondria, fantasias de castração nas parceiras dos homens vasectomizados.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

Apesar de existir a possibilidade de fazer uma reversão da vasectomia, ela não é indicada em todos os casos. Por isso, o ideal é encarar o procedimento como um método irreversível e tomar essa decisão apenas após refletir e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Depois da vasectomia
Por ser uma cirurgia simples, não é preciso que o paciente fique no hospital e, por isso, é comum que ele receba alta algumas horas após o processo operatório. No entanto, ao chegar em casa é preciso que o paciente fique em repouso por pelo menos 3 dias.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos. Todo homem pode realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, independente do tempo vasectomizado.

Devido a isso, a vasectomia é considerada, entre os especialistas, o método contraceptivo mais eficaz, quando comparado à laqueadura. Ambos os serviços são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No pós-operatório é indicado evitar grandes esforços ou atividades físicas; O médico pode indicar também aplicação de gelo no local operado, para evitar inchaço ou inflamação; Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos podem ser receitados durante a recuperação.

Para realizar o procedimento o urologista deve estar em um ambiente limpo , com materiais cirúrgicos estéreis para evitar infecção sendo conveniente equipamento de anestesia se necessário for. Na prática é possível realizar a vasectomia em ambos os lugares desde que tenha correta infra – estrutura.

De modo geral, não é possível revertê-la. Envolve um procedimento cirúrgico simples e seguro. Demora 3 meses para fazer efeito. O homem ou o casal deve utilizar preservativos ou um outro método contraceptivo por 3 meses após a vasectomia.

Quais os impactos no corpo de quem ejacula todos os dias? – Quando o homem ejacula todos os dias, pode haver uma perda de nutrientes essenciais, como e, Além disso, a ejaculação frequente pode levar ao desequilíbrio hormonal, o que pode afetar a libido e a fertilidade.

Apesar de a vasectomia ser chamada de um método contraceptivo definitivo, é possível garantir, em alguns casos, a reversão, apenas com outra cirurgia. Entretanto, a taxa de sucesso da reversão pode variar. Um homem que passou pelo procedimento há mais de 5 anos, possui uma chance menor de reversão, por exemplo.

A cirurgia sem internação leva cerca de vinte minutos e não causa impotência. A média de preços praticada no mercado é de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O valor vai depender do médico e do hospital escolhido.