Tem gravidade no espaço?

Perguntado por: rgomes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.

A sensação da força da gravidade nada mais é que o resultado da aceleração dos objetos no espaço, em outras palavras, a aceleração dos objetos para dentro das “bifurcações” causadas pelas grandes massas.

Diferente do que muitos pensam, não existe 'gravidade zero' no espaço. A todo momento estamos sendo afetados por efeitos gravitacionais, gerados pela massa de planetas, estrelas ou qualquer corpo ao nosso redor. Até em meio ao vácuo espacial, longe de qualquer corpo, existe gravidade permeando todo o espaço.

Para que um foguete seja lançado, ele precisa superar a força da gravidade agindo sobre ele. Para isso ele produz uma força para cima (empuxo) que “luta” contra a força que o está puxando para baixo (gravidade).

A massa de plutão é de cerca de 1,30 x 1022 kg, a sua gravidade é 0,65 m/s2, seu diâmetro é de aproximadamente 2300 km e possui período de translação de 248 anos.

1,62 m/s²

6 – O motivo pelo qual as coisas flutuam no espaço é porque, na verdade, elas estão constantemente caindo e, dessa forma, aparentam não ter peso. A gravidade as puxa em direção ao centro da Terra – inclusive as estações espaciais e os astronautas.

Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra. Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI) flutuam porque executam um movimento de queda perpétuo.

É simples, no espaço nada tem peso e por isso os astronautas flutuam, o que não quer dizer que ele perde sua massa. A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Se a terra é uma esfera, por que a água não cai do fundo do planeta? - Quora.

Tudo na Terra é atraído por uma força invisível chamada de gravidade. É ela que segura você, os animais, as construções e mesmo os oceanos, e impede que flutuam a direção ao espaço. No espaço, longe da Terra, luas e estrelas, não existe nenhuma gravidade; eis porquê os astronautas flutuam.

Sem a constante força da gravidade da Terra em nossos membros, a massa muscular e óssea começa rapidamente a diminuir no espaço. Os mais afetados são os músculos que ajudam a manter a postura nas costas, pescoço, panturrilhas e quadríceps – na microgravidade, eles não precisam mais trabalhar tanto e começam a atrofiar.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo.

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.