Qual o novo nome do aquecimento global?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Segundo ele, a era do aquecimento global já acabou – o que estamos vendo agora é “a era da ebulição global”. “A mudança climática está aqui. É assustador, e é só o começo. Ainda é possível limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C [acima dos níveis pré-industriais] e evitar o pior das mudanças climáticas.

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos.

Onda recorde de calor castiga o mundo em 2023
Quando falamos de aquecimento de 1,5°C até 2°C, a base de comparação é a temperatura do período pré-industrial, de 1850 a 1900.

Hoje, estima-se que o aumento de temperatura da Terra seja de 1,5ºC. Tal informação parece algo simples, porém esse aumento é suficiente para impactar os biomas da terra, causando o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos mares e seu aquecimento e o aumento de queimadas, por exemplo.

O aquecimento global começou há 180 anos, muito antes do que se achava até agora, e tudo isso devido ao impacto da revolução industrial no clima, segundo um estudo internacional publicado pela revista científica "Nature".

Para chefe da ONU, aquecimento global acabou, mas planeta entra na era da ebulição: “Evidências estão em toda parte” O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que o aquecimento global acabou, e que o mundo acaba de entrar na era da 'ebulição global'.

A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de 2023 neste domingo (24), com 36,5º C.

O inverno no hemisfério sul começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro em 2023. A estação se caracteriza pela mudança na direção dos raios solares, que deixam de incidir diretamente no nosso hemisfério, causando queda nas temperaturas.

Em entrevista à CNN, ela atribui o aumento da velocidade da temperatura global de superfície à ação humana. “Isso é causado pelo ser humano, em grande parte pelas emissões de gases de efeito estufa. As atividades humanas estão de forma inequívoca provocando esse aumento de temperatura.”

Essas quatro letras, IPCC, correspondem às iniciais de Intergovernmental Panel on Climate Change, que quer dizer Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima. Esse é o nome de uma entidade criada em 1988, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Em um cenário de altas emissões, o mundo atingirá o limite de 1,5 grau ainda mais rapidamente — entre 2018 e 2037. Se os países seguirem um caminho de altas emissões de carbono, o aquecimento global poderá subir para 3,3 graus a 5,7 graus acima dos níveis pré-industriais no final do século.