O que é método científico experimental?

Perguntado por: operes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O que é o método experimental? O método experimental é um método de abordagem que submete o objeto de estudo à influência de variáveis controladas para analisar o impacto dessas interações.

Com Galileo Galilei (1564-1642), foi introduzido o método experimental (método científico): ele se baseia em uma primeira observação, seguida de um experimento, desenvolvido de forma controlada, para que nós possamos reproduzir o problema que se deseja investigar.

Em um exemplo de método experimental, o pesquisador seleciona participantes e os divide aleatoriamente em grupos de controle e experimental. Em seguida, manipula deliberadamente uma variável independente no grupo experimental e observa os efeitos na variável dependente.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Um estudo experimental tem a finalidade de descobrir algo desconhecido ou testar uma hipótese. A Engenharia de Software Experimental é a disciplina que investiga as técnicas, processos e ferramentas pela experimentação.

A pesquisa experimental tem como finalidade testar hipóteses que dizem respeito à convicção do pesquisador. Ela envolve grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveis. Buscam-se generalizações por meio de técnicas de coleta de amostragem realizadas durante a experiência.

O método científico é um conjunto de regras para a obtenção do conhecimento durante a investigação científica. É pelas etapas seguidas que se cria um padrão no desenvolvimento da pesquisa e o pesquisador formula uma teoria para o fenômeno observado.

Características do Método Experimental
A experimentação sempre é realizada em situação de laboratório, isto é, com o controle de circunstâncias e variáveis que possam inferir na relação da causa e do efeito que estão sendo estudados.

As atividades práticas ou experimentos visam propiciar aos(às) estudantes situações de investigação e pensamento científico contextualizado, o que faz do processo de ensino e aprendizagem, um momento rico e participativo.

2- Experimentação
A ciência se baseia em experimentos, sendo que eles ocorrem de forma controlada. Por exemplo, para verificar os efeitos de uma bactéria sobre um aquário, os cientistas podem analisar todos os fatores que interferem na água, como o pH da água.

Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..

O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:

  1. Faça uma observação.
  2. Faça uma pergunta.
  3. Formule uma hipótese ou uma explicação testável.
  4. Faça uma previsão baseada na hipótese.
  5. Teste a previsão.
  6. Repita: use os resultados para formular novas hipóteses ou previsões.

O método experimental, de forma resumida, consiste em manter constantes todas as causas (fatores), com exceção de uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. O método estatístico surge diante da impossibilidade de manter as causas constantes.