Como podemos provar que a evolução existe?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Pontos-chave da evolução
A primeira evidência concreta que suporta essa linha de pensamento refere-se aos registros fósseis, os quais comprovam que espécies diferentes das que existem atualmente habitaram a Terra no passado.

Evidências da evolução: anatomia, biologia molecular, biogeografia, fósseis e observação direta.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

A primeira evidência refere-se aos registros fósseis, sendo uma prova consistente de que nosso planeta já abrigou espécies diferentes das que existem hoje.

Darwin via os humanos como parte do mundo natural, animais que evoluíram (descendiam) de primatas ancestrais seguindo processos e padrões semelhantes para toda a vida.

Não descendemos de macacos
Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

Como e por que o homem adquiriu suas características únicas, tão distintas dos outros animais, pode ser respondido através de dois fatores básicos seletivos: as mudanças no ambiente e as consequentes modificações no comportamento.

A seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução propostos por Darwin e pode ser classificada em três tipos: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva.

A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.

O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.