Onde tem furacão nos Estados Unidos?

Perguntado por: mpilar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O sul dos EUA, com os estados da Flórida, Louisiana e Texas, é, portanto, o mais freqüentemente afetado. Os estados mais setentrionais da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia também são freqüentemente afetados, mas os furacões geralmente têm menos poder destrutivo neste extremo norte.

Idalia é o terceiro furacão a atingir a Flórida nos últimos doze meses, depois do furacão Ian em setembro de 2022 e do furacão Nicole em outubro de 2022.

Ocorrem com maior freqüência no Atlântico Tropical Norte, Pacífico Tropical Oriental, Pacífico Tropical Norte Oriental e Pacífico Tropical Sul Oriental, além do Oceano Índo centro do furacão há uma região sem nuvens e com ventos calmos, chamada de olho do furacão.

O centro de furacões também alertou que há potencial para “inundações de tempestade com risco de vida” em partes do sudeste de Massachusetts, incluindo Cape Cod e Nantucket na noite de sexta e sábado. Um alerta de tempestade foi emitido lá.

Neste momento não existe furacões em atividade
Não há registro de qualquer tempestade ciclônica em atividade no planeta neste momento.

Contrariamente, nos arredores dessa superfície, tem-se uma região de ar frio e alta pressão atmosférica. Essa dinâmica atmosférica faz com que haja um deslocamento de massas de ar da região de alta pressão para o centro, formando os velozes ventos do furacão.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.

Temporada de Furacão em Orlando
A Flórida tem um clima tropical e fica localizada numa região próxima à rota de tornados e furacões que se formam no Oceano Atlântico. A temporada de furacão vai oficialmente de junho a novembro, mas seu pico é entre setembro e outubro.

A cidade de Orlando, por estar na parte central da Flórida, é uma das regiões mais protegidas de furacões. Os ciclones, ao atingirem a costa (landfall) perde força ao mover-se sobre a terra. É muito pouco provável que o furacão permaneça com força até chegar ao centro do estado, caso seja esta sua trajetória.

O único furacão no Brasil
O único furacão documentado no Atlântico Sul foi o Catarina, que tocou terra no Sul de Santa Catarina e na região de Torres entre os dias 27 e 28 de março de 2004.

Sim, o risco existe. Boston em si não tem muito histórico, mas o estado de Massachusetts foi atingido pelo Furacão Sandy, em 2012 e o Furacão Dorian, em 2019.

Atual: furacão Ophelia
Em 20 de setembro de 2023, às 20:00 horas, o furacão Ophelia" se formou no Atlântico Norte com uma velocidade de vento inicial de 37 km/h. O sistema de tempestades inicialmente se deslocou para o norte a 9 km/h e, nesse meio tempo, atingiu um diâmetro de 759 quilômetros.

O período de neve do ano dura 5,0 meses, de 12 de novembro a 12 de abril, com precipitação de neve média móvel de no mínimo 25 milímetros. O mês com mais neve em Boston é janeiro, com precipitação de neve média de 212 milímetros. O período com menos neve no ano dura 7,0 meses, de 12 de abril a 12 de novembro.

O furacão Idalia, com possíveis impactos "catastróficos", chegou à Flórida na manhã desta quarta-feira (30), anunciou o governador do estado norte-americano, Ron De Santis.